Wednesday, April 23, 2008

Não Há Indivíduo Fazedor

NÃO HÁ INDIVÍDUO FAZEDOR (parte 2)

Satsang de Burt Harding traduzido por Swami Naseeb


Você não está fazendo nada realmente. Você está se enganando, pensando que você está determinando, mas você perceberá que isto está acontecendo automaticamente através de seu condicionamento.

Você não determina se isso é dessa maneira ou daquela. Você pensa que você está determinando isto, mas em verdade isso não é você, isto é seu condicionamento que está fazendo você ver de uma maneira ou de outra. Na verdade, tão logo você começa a ir pra dentro de cada crença que você tem e todo sentimento que você tem, voc~e vê que você não está fazendo isto. Isto é seu destino, seu eneagrama, sua personalidade, sua introversão ou extroversão, seu condicionamento, treinamento, religião, crença, todas as coisas que estão fazendo você agir e ver dessa maneira particular. Mas isso não tem verdade.

No momento que você se torna alerta de que o que você pensa que é é um aglomerado destas diferentes energias que parecem fazer isto dessa maneira ou daquela, você está livre.

[Student: Não há realidade.]

Não há realidade. Há somente Ser. Mas quando nós usamos essas palavras, “”Não há realidade”, todas as coisas são realidade. Lembre a dicotomia das palavras, os opostos. Nada é real porque todas as coisas é Ser, mas se tudo é Ser, então todas as coisas são reais porque tudo é Ser.
Certamente nós todos vemos tudo como realidade. “Mas não há nada a não ser o Ser aparecendo como mundo, aparecendo como pessoas. Não há criação. Acabou criação. As pessoas pensam que Deus criou o mundo. Eles ainda pensam que Deus é o criador. Nós ainda temos velhas idéias.

Nada é criado. Nada morre, nada muda. Mudança é apenas movimento da energia. Isto é uma coisa contínua, nunca começada, nunca terminada. É infinita. Pode a mente entender isto ? Não, mas o coração pode. Eis o que é o Acordar. E quando você chega ao ponto de que nada está acontecendo e todas as coisas são apenas energia, então culpa pára, medo pára, porque todos os medos vem do medo básico: medo da morte do ego.

v Culpa acontece porque você pensa que há alguma coisa pessoal.
v Raiva é uma defesa de quem você pensa que você é.
v Culpa acontece porque você acha que há alguém separado do Ser.
v Culpa acontece porque você pensa que é você que está fazendo isto.


Então quando você começa a realizar que todas as coisas são Ser, nada dessa chamada negatividade pode existir, porque isso nunca existiu. Era nada mais que um pensamento que lhe dizia que era você que está fazendo isto. Eis tudo.
Há palavras que nós usamos o tempo todo – aceitação, perdão, permissão – mas elas não existem. Há somente atenção, consciência, (awareness). Quando existe atenção consciente, então perdão, aceitação, amor, entrega, todas essas coisas acontecem automaticamente. Mas existe o pensamento que nós fazemos isto.

Você diz: “Oh, mas eu tentei aceitar, e não estava funcionando.”

ACEITAÇÃO é quando você realiza que não há nada que você possa fazer sobre isso.

Nós estamos tentando ultrapassar nossos medos. Nós queremos lutar com isso. Quando você esquece a parte do FAZER, vem aceitação, entrega, perdão. Então vem o fluxo e voc~e está em paz.

O que é paz ? Isto é uma outra palavra. Paz é dinâmica. Paz é uma coisa muito dinâmica, entusiástica, vital, uma coisa viva. É quando você vê claramente que não há nada a ser feito, e você se sente livre. Quando você realiza que não há nada a ser feito, seu corpo começa a agira de uma maneira nunca sonhada antes. Você se torna criativo, inspirado, energético e vivo pela primeira vez.

Quando nós falamos sobre alegria, as pessoas pensam eu você está obtendo alguma coisa. Alegria simplesmente significa que não há fazedor – essa é a alegria. Voc~e é livre, e cada momento está vivo, porque não há nada que possa aborrecer você, ou fazer você raivoso ou controlar você. Não há morte, não há começo, não há nada. Apenas estado de Ser. E este natural estado de Ser é sempre inocente, puro e amoroso.



DESTINO


(...) Através de seu destino você nasceu com certas tendências e inclinações de acordo com a evolução da consciência. Você é um eterno Ser, e quando você vem ao mundo, você nasce com essas tendências. Essas tendências pegaram certos condicionamentos de seu meio ambiente.

Se pais agem da mesma maneira em direção a duas crianças, e uma é um introvertido e o outro é um extrovertido. O introvertido causa danos a si mesmo. O extrovertido causa danos aos outros, de acordo como a energia se move neles, suas tendências. O que fez eles fazerem isso? Isso foram suas interpretações e condicionamentos combinados com destino que fizeram ele dessa maneira. O destino de ser de um jeito ou outro produz tendências e inclinações. Então o condicionamento determina como iremos responder àquilo, como parte da evolução. Então isso traz sofrimento, e como nós reagimos ao sofrimento é o que pode nos liberar. Se não há atenção consciente, ele (o sofrimento) se mantém aumentando até o ponto de combustão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home